Sustentabilidade e inovação são os principais destaques da TCL SEMP na FesPIM 2023

Durante o evento, a empresa demonstra os impactos positivos da sua presença na região amazonense, onde promove desenvolvimento sustentável há mais de cinco décadas

A TCL SEMP, empresa pioneira no mercado brasileiro de eletroeletrônicos, reforça seu compromisso socioambiental e destaca algumas de suas principais iniciativas na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM 2023), que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro. Por meio de ações, programas internos e acompanhamento de indicadores de sustentabilidade, a companhia é exemplo do histórico de impactos positivos que empresas instaladas na região amazonense promovem, contribuindo para a preservação do meio ambiente, desenvolvimento das comunidades locais e movimentação da economia.

FesPIM 2023

Divulgação / TCL SEMP

“Como uma empresa de tecnologia, um dos pilares mais importantes para a atuação da TCL SEMP é garantir que estamos entregando inovação aos consumidores, trazendo ao Brasil lançamentos que acabaram de chegar em países da Ásia ou nos Estados Unidos, por exemplo. A sintonia desses calendários é possível graças à nossa presença no polo industrial de Manaus, onde atuamos há décadas, sempre com um olhar para o desenvolvimento socioambiental, cuidando do meio ambiente e da comunidade no entorno de nossas fábricas”, diz Yue Haiping, CEO da TCL SEMP.

Um exemplo é o excelente resultado atingido pela empresa com o indicador ambiental de reciclagem de resíduos na fábrica de TVs. Atualmente, 99,5% – ou seja, praticamente todo o resíduo gerado de manufatura – é reciclado. Já na fábrica de condicionadores de ar, o índice está em 99,2%. Além disso, a empresa vem trabalhando em diversas iniciativas nacionais, como o tratamento adequado de seus efluentes, gerenciamento da destinação ambientalmente responsável de resíduos sólidos pós-consumo, assim como a conservação da fauna e flora locais.

“Nosso objetivo não é apenas atingir metas e seguir a legislação, queremos entregar excelência em todas as ações. Esse é um dos principais diferenciais na atuação da TCL SEMP na região e é o que queremos mostrar durante a FesPIM 2023, reforçando, também, compromissos de priorizar o uso de embalagens ambientalmente sustentáveis e aumentar o volume e a qualidade de nossos programas de gerenciamento de resíduos e reciclagem de eletroeletrônicos, nos mantendo associados à ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), por exemplo,” comenta Haiping.

A SEMP, empresa pioneira na fabricação de TVs no Brasil, aliada com a global TCL, que tem dado continuidade à evolução tecnológica e pioneirismo, está presente há mais de 50 anos na região amazonense e conta com duas fábricas – uma dedicada a TVs e outra, inaugurada em 2022, focada em condicionadores de ar. Este ano, a nova fábrica será responsável, por exemplo, pela produção do modelo Split Cassete Inverter – um lançamento anunciado no segundo semestre de 2023 e que é um marco na expansão do portfólio da empresa para a linha comercial leve.

“O investimento na fábrica de condicionadores de ar e o fato de já a utilizarmos para apoiar nossa entrada e expansão na linha comercial leve, por exemplo, é prova de como a região é estratégica para a TCL SEMP, nos ajudando a expandir o negócio e investir em inovação liderada pela indústria nacional. Nossos esforços, dessa forma, vão além do foco no meio ambiente – nossa preocupação é cuidar de uma comunidade que nos acompanha há décadas,” diz Haiping.

Neste sentido, a TCL SEMP desenvolve diversos projetos que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo iniciativas de saúde e bem-estar, como campanhas de vacinação e programas como Mamãe & Bebê que promove encontros e o acompanhamento das gestantes – colaboradoras e dependentes, além do Prev+Mente que conta com rodas de conversa com psicóloga para abordagem de temas sobre cuidados com a saúde mental – todos diretamente associados à ODS 3.

Além das iniciativas nacionais, a TCL conta, globalmente, com a campanha #TCLGreen, que integra o conceito ESG em todos os aspectos do negócio da empresa, desde a construção de fábricas e entrega de produtos eco-friendly, até a otimização de sua cadeia industrial. Em 2021, a companhia estabeleceu um modelo global de financiamento de cadeia de suprimentos verde e, recentemente, anunciou seu compromisso de neutralidade do carbono em operação até 2050. Em relação aos produtos, a TCL Smart Gaming TV QLED Mini LED 4K C845, destaque do line-up de 2023, conta com tecnologia de ponta no seu processo de fabricação, que reduz os impactos em toda cadeia produtiva de seus componentes.

Durante a FesPIM 2023, a marca ainda deve ter em seu estande mais detalhes das ações que promove regionalmente e globalmente, além de produtos expostos, como o condicionador de ar T-Pro Inverter, televisores como a TCL QLED 4K TV C645 de 65”, SEMP RK8600 4K HDR TV de 55’’ e o smartphone TCL 40SE – todos produzidos na região da Zona Franca de Manaus.