Relatório de Transparência e Igualdade Salarial – Nota Explicativa

A TCL SEMP é uma empresa pioneira no mercado brasileiro de eletroeletrônicos, construindo – desde 1942, uma trajetória de vanguarda no campo da inovação.

 

Enquanto empresa socialmente responsável, a TCL SEMP é vigilante e atuante no combate a qualquer forma de discriminação no ambiente de trabalho, inclusive em termos remuneratórios. O total cumprimento da legislação trabalhista é prática cotidiana na empresa, seja no plano dos direitos individuais e, portanto, na equidade salarial nos termos exigidos pela lei em vigor, seja no plano dos direitos coletivos.

 

Cumpre-se, assim, na prática da TCL SEMP, as obrigações impostas pela legislação específica sobre igualdade salarial entre mulheres e homens, estando atenta a eventuais discrepâncias, mas não alheia às diferenciações que a Lei permite, não determinadas pelo gênero, pela etnia ou por qualquer outro critério que não seja o da experiência, a dedicação e a capacidade técnica de cada profissional. Sob esse olhar, os dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Relatório de Transparência e Igualdade Salarial fornecido pelo Portal Emprega Brasil não refletem qualquer prática discriminatória.

 

Primeiro porque as diferenças percentuais eventualmente existentes entre as médias das remunerações totais de mulheres e homens têm origem na somatória de todas as verbas de natureza remuneratória e no critério de consolidação  das informações por grandes grupos da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), critérios utilizados que não consideram as peculiaridades e nuances advindas de fatores internos relevantes e autorizados pela Legislação Trabalhista.

 

Segundo porque uma avaliação dessas informações por funções exercidas e não por grandes grupos do CBO, confirmaria a realidade da empresa, atestando o cumprimento da Legislação Trabalhista em vigor, e, sobretudo, a inexistência de prática discriminatória.

 

Por fim, é importante destacar que as empresas do Grupo TCL SEMP no Brasil adotam diversas políticas e instrumentos para a concretização desses objetivos e direitos, como plano de cargos e salários ou plano de carreira, além de adotar ações de apoio ao compartilhamento de obrigações familiares para ambos os sexos, cumprindo com sua função no ambiente de negócios em que atuam e contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais plural e mais justo.

 

Clique aqui e acesse os relatórios